
A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que reúne a CNH Digital e CRLV Digital. Idealizado e desenvolvido pelo governo federal, a CDT é algo que facilita a vida dos motoristas. Se você ainda não possui esse documento, não perca a oportunidade de entender o que é a Carteira Digital de Trânsito e como emitir.
O que é a Carteira Digital de Trânsito?
A Carteira Digital de Trânsito é a antiga CNH Digital. A CDT está amparada pela Portaria nº184, de 17 de agosto de 2017. Essa mesma portaria estabelece o nome oficial de CNH-e e que ela possui o mesmo valor jurídico da CNH e do CRLV impressos.
Segundo a página gov.br, qualquer pessoa física que possua carteira de habilitação física com QR atrás pode obter a Carteira Digital de Trânsito. O modelo de CNH com QR na parte de trás está em vigência desde 1º de abril de 2017.
Carteira Digital de Trânsito: quais são as vantagens?

A primeira vantagem da CDT é englobar os principais documentos para dirigir: CNH e CRLV. Isso é bom porque a visualização é mais rápida e prática, sendo possível mesmo sem ter conexão à internet.
Ainda na questão da praticidade, um documento digital evita gastos desnecessários de papel com impressão.
O compartilhamento das informações também é um benefício. Os dados podem ser exportados para PDF por meio de assinatura digital.
O aplicativo ainda permite indicar quem é o principal condutor, avisa o motorista sobre a validade da CNH, visualizar e gerenciar multas, gerar o boleto e pagar as infrações com até 40% de desconto.
Ainda sobre as multas, o portador pessoa física da Carteira Digital de Trânsito que não for o responsável pela ocorrência poderá indicar no app quem é culpado.
Transferência de veículo com a Carteira Digital de Trânsito
Outra facilidade é a assinatura eletrônica para transferência de veículo pela Carteira Digital de Trânsito. Essa funcionalidade é obra do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) juntamente com o Ministério da Infraestrutura, Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) e Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
A Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (APT-e) é feita pela “assinatura eletrônica avançada” e, com isso, não é preciso mais ir ao Detran nem reconhecer firma. Dessa forma, o procedimento da transferência de veículo que sempre leva tempo torna-se mais rápido e fácil, com total segurança.
Passo a passo para emitir a Carteira Digital de Trânsito
Para obter a Carteira Digital de Trânsito é rápido e sem custos. Confira abaixo quais são os 4 passos para emitir o documento:
- Fazer o download da Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos do smartphone: Apple Store (IOS) ou Play Store (Windows);
- Entre no aplicativo, digite o número do seu CPF e clique em “avançar”;
- Informe nome completo, data de nascimento, forneça um e-mail e crie uma senha. Clique em “cadastrar” e depois em “aceito” para concordar com o termo de responsabilidade;
- Você receberá um link para ativação da conta. Clique nele e para entrar no app Carteira Digital de Trânsito, informe seu CPF e senha.
Obtenha mais informações sobre a Carteira Digital de Trânsito com a Central de Serviços do Ministério da Infraestrutura: 0800-728-2324.