A Giro Pagamentos é uma forma inovadora e fácil de realizar suas vendas, forneça a melhor forma de pagamento para seus clientes sem precisar se descapitalizar por isto.

IPVA 2023: motoristas vão poder pagar o imposto em até 6x no ES

Notícia boa para os capixabas: de acordo com nota publicada pelo Diário Oficial do Estado (Doe-ES),  o Espírito Santo terá nova possibilidade de parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) – que incide sobre mais de 1 milhão de veículo, incluindo os modelos pesados (ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão trator).

A partir de janeiro de 2023, o imposto poderá ser parcelado em até seis vezes pelos motoristas do estado. A proposta vai facilitar o pagamento e amenizar o impacto junto aos donos de veículos no ES . Até o ano de 2022, o parcelamento do IPVA era de, no máximo, quatro vezes. 

A nova norma para o pagamento do IPVA, no Espírito Santo, foi garantida pela Lei Nº 11.673, de autoria do deputado Bruno Lamas (PSB). De acordo com o estabelecido, o dono do veículo poderá fazer a opção de pagar o imposto em uma cota única ou dividido em seis parcelas iguais e sucessivas, vencendo a cota única (com 15% de desconto) ou a primeira parcela na data de 08 de maio de 2023. 

Reprodução: iStock

O Espírito Santo é o estado com a menor alíquota de IPVA da região Sudeste: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Hoje, no estado, são aproximadamente 1,3 milhão de veículos em circulação. Com a novidade de um parcelamento mais elástico, estima-se que cerca de 900 mil proprietários de veículos se beneficiem com a condição.

Em 2022, aproximadamente 400 mil proprietários fizeram o pagamento do imposto à vista, enquanto os demais optaram por parcelar o débito. De acordo com o deputado por trás da proposta, a mudança na forma de pagamento do IPVA, no estado, é uma entrega importante ao povo capixaba, dentro de um cenário econômico ainda difícil no país.

Segundo a Secretária da Fazenda (SEFAZ), a mudança não impacta em nada a saúde financeira dos cofres públicos, já que a base de cálculo da alíquota do imposto segue sendo a mesma.


Isenção do IPVA no Espírito Santo

O estado isenta o pagamento do IPVA para carros a partir de 15 anos de fabricação. Dessa forma, os modelos fabricados até 2008, estão isentos do tributo. 

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), serão cerca de 85 mil veículos do ano de fabricação 2007 isentos automaticamente em 2023, por ultrapassarem os 15 anos de fabricação. Esse número será somado aos 810 mil veículos já isentos atualmente pelo mesmo motivo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email