A Giro Pagamentos é uma forma inovadora e fácil de realizar suas vendas, forneça a melhor forma de pagamento para seus clientes sem precisar se descapitalizar por isto.

Teste Psicotécnico CNH – quais são os mais comuns e dicas para passar?

Homem realizando teste
Divulgação iStock

O Teste Psicotécnico visa analisar se a pessoa está pronta para dirigir. Ele é necessário para tirar a primeira habilitação e também a cada renovação da CNH dos motoristas profissionais. Você está prestes a passar por esse momento? Aqui você vai entender de uma vez o que é teste psicotécnico do DETRAN e conhecer dicas para ser aprovado.

Quais as finalidades do teste psicotécnico do DETRAN?

Esse teste serve para verificar sua capacidade de atenção e manter-se calmo. A descrição pode soar boba, mas tais características são importantíssimas para dirigir. 

O peso do psicotécnico é tão grande que os motoristas de ônibus, taxistas, dentre outras categorias de motoristas profissionais precisam fazer esse teste a cada cinco anos, período da renovação da habilitação.

Polêmica sobre teste psicotécnico para renovação da CNH

Pessoas discutindo no celular
Divulvação FreePik

O psicotécnico para renovação da CNH está em uma polêmica. Há quem defenda que isso deve valer para os motoristas em geral, não apenas para quem exerce atividade remunerada. 

A ideia de expandir o teste psicotécnico surgiu com o Projeto de Lei nº 98, de 2015 de autoria do senador Davi Alcolumbre. Outro Projeto de Lei nesse sentido é o nº 6096/2016 da deputada Christiane Yared. Mas, por enquanto, tudo continua como está: psicotécnico para 1ª habilitação e a cada cinco anos para atividades profissionais.

Testes psicotécnicos DETRAN: quem é responsável pela aplicação?

A Resolução nº425/12 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que os testes desenvolvidos pelo Conselho Federal de Psicologia devem ser aplicados somente por especialistas em psicologia do trânsito, psicólogos, peritos e examinadores. 

Tal cuidado justifica-se pela responsabilidade desses testes. Nossa dica é que você somente realize os testes psicotécnicos em locais credenciados pelo DETRAN para não comprar gato por lebre.

Quais são os principais testes psicotécnicos?

Teste psicotécnico
Divulvação FreePik

As tarefas visam medir os níveis de atenção, raciocínio e memória. Conheça as atividades mais aplicadas para cada um:

  1. Nível de atenção:  estímulos visuais e sonoros. 

Geralmente, é solicitado ao candidato que faça um determinado desenho (forma geográfica) e que mude o padrão após algum comando. Outro exercício é manter o futuro motorista em contato com vários estímulos e pedir que ele mantenha atenção em somente um.

  1. Nível de raciocínio: desenhos, figuras geométricas e sequências numéricas

O candidato é exposto a várias sequências de desenhos, figuras geométricas e números e deve identificar os padrões de cada uma.

  1. Nível de memória: imagens diversas

Várias imagens são apresentadas e o objetivo é identificar em qual momento cada figura apareceu.

Possibilidade de resultados dos exames psicotécnicos?

O artigo 9º da Resolução 425/12 do CONTRAN diz que há três resultados possíveis:

  • Apto: apresenta características necessárias para condução de veículos;
  • Inapto temporariamente: candidato não possui as características necessárias no momento, porém, pode reverter a situação;
  • Inapto: candidato sem capacidade para dirigir.

Quem foi considerado inapto temporariamente poderá solicitar um feedback do psicólogo, além de agendar um novo teste 30 dias após a reprovação.

Como se preparar para os testes psicotécnico?

As dicas são simples, porém, valiosas para um bom desempenho:

  1. Levar a sério: o primeiro passo para qualquer atividade é levar a sério. Ir para o exame com pensamento negativo só atrapalha;
  2. Dormir bem: tenha uma boa noite de sono na véspera. Isso ajuda a relaxar a mente e o corpo para tarefas que exigem raciocínio;
  3. Boa alimentação: como diz o ditado “saco vazio não pára em pé”, mas comer comidas ricas em gordura e sal, além de não nutrir, deixará você cansado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email